Aerolevantamento

Serviço regulado por lei, devido à necessidade incondicional de o Estado proteger áreas específicas do território nacional ou com restrições de voo no espaço aéreo condicionado

O aerolevantamento é um Serviço Aéreo Público Especializado (SAE-AL) regulado por lei, devido à necessidade incondicional de o Estado proteger áreas específicas do território nacional ou com restrições de voo no espaço aéreo condicionado; e manter o controle dos originais de aerolevantamento sob a posse de entidades autorizadas, assim como dos produtos decorrentes, mormente aqueles de caráter sigiloso.

Essas necessidades, uma vez satisfeitas, permitem, dentre outros, o conhecimento pleno, pelo Ministério da Defesa (MD), das áreas aerolevantadas no país, de forma que essa consciência situacional possa, quando necessária, vir a apoiar, no menor tempo possível, as questões de segurança, defesa e de mobilização nacionais.

O aerolevantamento consiste na obtenção de informações de áreas terrestres, marítimas ou áreas. Para isso, são instaladas câmeras e outros sensores especiais em uma aeronave, de acordo com o tipo de levantamento desejado.
Normalmente, existem três tipos de operações de aerolevantamento:

Aeroprospecção
Que utiliza equipamentos com o objetivo de detectar dados e informações da atmosfera, do solo ou do subsolo, da superfície das águas ou da plataforma submarina.

Aerofotogrametria
Por meio de fotos ou filmagens, são adquiridas informações métricas da superfície da terra para a produção de mapas topográficos.
Com esses levantamentos, é possível extrair informações valiosas para diversos usos. Esses dados permitem, por exemplo, definir limites de propriedades, a área construída em cada terreno, o planejamento de Plano Diretor, a localização de postes, árvores e semáforos, entre outros.

A aerofotogrametria
Na aerofotogrametria é possível definir previamente a definição/resolução da imagem final adequando a escala de voo, deixando o avião mais próximo ou distante do chão.
Em um voo mais próximo do solo, a definição será melhor, no entanto, requer mais fotos para cobrir uma determinada área. Já no voo distante do solo, a definição será menor, mas com poucas fotos é possível cobrir áreas maiores.
Durante o levantamento, a câmera do avião é programada para captar várias fotos e em sequência, de acordo com a altitude e velocidade da aeronave.
Posteriormente, a sobreposição dessas fotos permite fazer a montagem de uma imagem única de todo o terreno, chamada de mosaico. Esse trabalho também pode incluir o levantamento de pontos geodésicos no terreno para gerar mapas georreferenciados.
Algumas escalas de voos e técnicas de sobreposição permitem até mesmo criar uma imagem tridimensional da área, permitindo refinar a precisão de cada ponto da foto

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